Beijing, 17 ago – A intensidade das ondas de calor regionais que atingem a China desde 13 de junho é a mais forte desde 1961, quando o país começou a manter registros meteorológicos completos.
Em 15 de agosto, a China havia tido 64 dias de ondas de calor regionais, superando o recorde anterior de 62 dias em 2013, de acordo com o Centro Nacional do Clima.
A China também viu o maior número de estações meteorológicas locais relatando temperaturas acima de 40 graus Celsius e leituras recordes durante o período.
De 1º de junho a 15 de agosto, o número de dias com a temperatura máxima atingindo ou excedendo 35 graus Celsius na China foi de 12, um recorde desde 1961 e 5,1 dias a mais do que no mesmo período de anos regulares.
Algumas regiões, incluindo a Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste do país, e Chongqing, no sudoeste, tiveram mais de 30 dias de altas temperaturas.
O centro estima que as ondas de calor regionais continuarão e ficarão mais fortes à medida que se prevê que as altas temperaturas permanecerão em algumas partes da China durante os próximos 10 dias.