Beijing, 17 ago – Projetos de parceria público-privada (PPP) estão sendo lançados na China em um ritmo mais rápido à medida que o país intensifica os esforços para impulsionar o investimento e consolidar a recuperação econômica, informou o China Securities Journal.
Da Província de Yunnan, no sudoeste, ao Município de Shanghai, na costa leste, um lote de projetos de PPP que cobrem florestação, infraestrutura rural e purificação de água foram lançados no último mês em várias partes do país, segundo o Centro de Parceria Público-Privada da China, subordinado ao Ministério das Finanças.
Em julho, 251 projetos do tipo, com investimento total de 300 bilhões de yuans (US$ 44 bilhões), foram assinados.
As PPPs são modelos de investimento colaborativo entre o governo e as companhias privadas.
Nos últimos anos, a China elevou o financiamento para infraestrutura e obras públicas por meio desse modelo, com o objetivo de reduzir as dívidas de governos locais e criar novas oportunidades para o capital privado.
Como a economia da China está atualmente em uma fase crítica de estabilização, analistas acreditam que os projetos de PPP desempenharão um papel mais significativo.
A China tem mantido sua tendência de recuperação econômica até agora este ano, com o investimento em ativos fixos subindo 5,7% ano a ano nos primeiros sete meses de 2022. Especificamente, os investimentos em infraestrutura e manufatura aumentaram 7,4% e 9,9%, respectivamente.
Com os projetos de infraestrutura ganhando força, as PPPs serão cruciais para aumentar o investimento efetivo no segundo semestre do ano, disse Zheng Dawei, do departamento de investimento bancário do Banco de Desenvolvimento de Shanghai Pudong.
Zhang Liao, presidente da Shanghai Jumbo Consulting Co., Ltd., observou que as PPPs têm um enorme potencial inexplorado e pediu medidas direcionadas para acelerar a construção de projetos existentes.
O apoio de política foi reforçado este ano, pois o governo implementou uma série de medidas favoráveis para incentivar projetos de PPP em áreas como conservação da água, proteção ambiental, logística e inovação tecnológica.
Até o final de junho, o número de projetos de PPP assinados no país aumentou para 7.934 desde 2014, gerando 13,1 trilhões de yuans de investimento.