Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Trump recusa responder perguntas em investigação civil

Presidente dos EUA, Donald Trump, caminha no gramado sul em direção ao Marine One, parte da Casa Branca em Washington D.C., Estados Unidos, no dia 29 de março de 2018. (Xinhua/Ting Shen)

Washington – O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se recusou a responder a perguntas em uma investigação civil sobre seus negócios na manhã de quarta-feira.

Depois de chegar ao escritório do procurador-geral de Nova York para um depoimento, Trump emitiu uma declaração dizendo que invocaria o direito da Quinta Emenda contra a autoincriminação.

O republicano também atacou a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, pelo que chamou de política de “Destrua Trump”.

O escritório de James está conduzindo uma investigação civil sobre se a Trump Organization inflou indevidamente o valor dos ativos nas demonstrações financeiras para obter empréstimos e benefícios fiscais.

Os dois filhos de Trump, Donald Trump Jr. e Ivanka Trump, depuseram no início deste mês.

O depoimento veio dois dias depois que agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI) invadiram o resort Mar-a-Lago de Trump em Palm Beach, Flórida.

É dito que a operação não anunciada envolveu materiais confidenciais que Trump supostamente levou com ele da Casa Branca para Mar-a-Lago, quando deixou o cargo em janeiro de 2021.

Nem o FBI nem o Departamento de Justiça dos EUA comentaram a operação, da qual a Casa Branca negou qualquer conhecimento prévio.

Sair da versão mobile