Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China mira bolos da lua superfaturados antes do Festival do Meio Outono

Consumidores selecionam produtos em loja de bolos da lua tradicionais de Hainan em Haikou, capital da província no sul da China. (Arquivo/Xinhua/Zhou Jiayi)

Beijing – A China fortalecerá a fiscalização sobre o superfaturamento de bolos da lua, que são iguarias tradicionais e presentes populares durante o Festival do Meio Outono, para reduzir o desperdício e promover o desenvolvimento saudável da indústria.

   Os departamentos de regulação do mercado realizarão inspeções de empresas, hotéis, restaurantes e plataformas de comércio eletrônico que produzem ou vendem bolos da lua e punirão rigorosamente as violações, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

   A comissão e três outros órgãos do governo emitiram um aviso em junho, determinando que estas iguarias não devem ser embrulhadas em metais preciosos, jacarandá ou outros materiais caros, e não devem ser vendidas em caixas pré-embaladas com outras mercadorias.

   Ingredientes caros, como barbatanas de tubarão e ninhos de pássaros comestíveis, não devem ser usados para rechear bolos da lua, aponta o documento. Uma pesquisa de custo será realizada, se necessário, em qualquer conjunto de bolos da lua encaixotados que seja vendido a um preço superior a 500 yuans (US$ 74).

   A Festival do Meio Outono cai no dia 10 de setembro deste ano, é um festival tradicional geralmente marcado por reuniões familiares, lua cheia e consumo de bolos da lua.

Sair da versão mobile