Rio de Janeiro – O candidato à Presidência do Brasil, André Janones, do partido Avante (centro), oficializou nesta quinta-feira sua saída da disputa para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Janones e Lula se reuniram nesta quinta-feira em São Paulo para selar o apoio a Lula e, na ocasião, o já ex-candidato afirmou que agora tentará fazer com que o Avante faça parte da coalizão de partidos encabeçada pelo PT para es eleições.
A disposição de Janones de desistir da candidatura e apoiar Lula já estava sendo comentada nos últimos dias. O próprio ex-candidato tinha afirmado à imprensa que sua única exigência era a inserção no programa de governo de Lula da permanência do Auxílio Brasil no valor de 600 reais (US$ 120) para os mais pobres e mais investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de saúde mental.
Janones, que é deputado federal e tentará a reeleição, participará da coordenação política e de governo da campanha de Lula e passará a integrar o núcleo de redes sociais da campanha de Lula.
Em 2018, ele ficou famoso ao transmitir ao vivo a greve realizado por caminhoneiros em todo o país para pedir uma redução no preço dos combustíveis e o mesmo ano, ele se elegeu como o terceiro deputado mais votado do estado de Minas Gerais, com 178.000 votos.
Segundo a pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada na semana passada, Janones tinha 1% das intenções de voto, enquanto Lula tinha 47% e o atual presidente, Jair Bolsonaro, 29%.
A campanha de Lula tinha como objetivo conquistar o apoio de Janones para tentar ganhar as eleições no primeiro turno. Entre as contribuições que ele traz para a campanha é o fato de ser de Minas Gerais, terceiro maior colégio eleitoral do país.
Outra é sua grande presença de nas redes sociais, sendo considerado m fenômeno: só no Facebook, Janones tem 8 milhões de seguidores, atrás apenas do Bolsonaro, que tem 14 milhões.
Um exemplo disso foi a primeira aparição de Janones e Lula juntos nesta quinta-feira ter sido em uma transmissão ao vivo pelo Facebook.