Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Instituto chinês desenvolve robô submarino para realizar estudos em águas profundas

A foto mostra o robô submarino controlado de maneira remota Wenhai-1. (Foto oferecida pela Academia Chinesa de Ciências)

Beijing – Um robô submarino controlado de maneira remota que pode mergulhar até 6.000 metros de profundidade passou pelas provas de mar e foi entregue a seu usuário, de acordo com o Instituto de Automatização de Shenyang (SIA, na sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências, o desenvolvedor do robô.

O Wenhai-1, desenvolvido para o Instituto de Geologia Marinha de Qingdao da Pesquisa Geológica da China, é a primeira sonda autônoma não tripulada de águas profundas do país que conta com funções como a detecção autônoma de cruzeiros de grande alcance e a amostragem precisa de pontos por controle remoto, assinalou o SIA em seu website.

Durante as provas no mar e a aplicação, o Wenhai-1 realizou 17 missões de mergulho, durante as quais obteve dados de detecção de alta precisão sobre o leito marinho, as amostras da coluna de sedimentos superficiais e os organismos do leito marinho. Além disso, realizou-se a medição de precisão do campo gravitacional e do campo magnético da Terra, disse o SIA.

O Wenhai-1 está desenhado para servir à pesquisa científica em águas profundas, como os estudos do meio ambiente marinho, os estudos de biodiversidade, os estudos geofísicos do leito marinho para objetivos específicos, a detecção no local de ambientes extremos em águas profundas e os estudos de recursos minerais em águas profundas.

Sair da versão mobile