Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observatório Econômico: Indústria de aviação geral da China alcança progresso notável

Beijing, 22 jul – A florescente indústria de aviação geral da China continuou dando passos significativos na fabricação e operação de aeronaves, com um número crescente de novos modelos e maior apoio esperado para impulsionar o setor.

Esforços conjuntos foram feitos para facilitar as operações de aviação geral e popularizá-las na esfera socioeconômica, de acordo com a Administração Estatal de Aviação Civil da China (CAAC, em inglês).

As autoridades da aviação civil estão empenhadas em impulsionar ainda mais o progresso do setor de aviação geral em áreas importantes, como serviço público, consumo emergente, transporte de curta distância, aplicação de veículos aéreos não tripulados (UAV) e operação convencional durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).

O país fez avanços contínuos no desenvolvimento de modelos nacionais de aeronaves gerais, como helicópteros e UAV, e na facilitação das operações da indústria de aviação geral.

Durante o período do 13º Plano Quinquenal da China (2016-2020), a indústria de aviação geral do país completou 4,58 milhões de horas de operações de voo, com uma taxa média de crescimento anual de 5,2% no período, mostraram estatísticas da entidade.

Notavelmente, a indústria de UAV da China manteve um rápido crescimento ao longo do período, com 11 mil empresas de operação de UAV, 517 mil UAVs e 89 mil pilotos de UAV.

A aviação geral normalmente se refere a operações de aeronaves na aviação civil que não excluem o transporte aéreo público, como serviços de aviação para agricultura, resgate médico, socorro e resgate em desastres, combate a incêndios e recreação.

A China está facilitando o desenvolvimento de helicópteros e outras aeronaves de aviação geral para melhor atender às demandas do país de maneira mais oportuna e flexível.

A China construiu uma família completa de helicópteros graças a décadas de esforços incessantes. A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) tornou-se um dos sete principais fabricantes de helicópteros do mundo, com mais de 60 modelos em 12 séries de helicópteros. Como a fabricante líder de aviões do país, a empresa prevê ainda mais progressos.

O helicóptero civil multifuncional médio AC352 está perto de obter a certificação das autoridades da aviação civil, de acordo com a empresa.

Enriquecendo o pedigree da família de helicópteros civis da China na classe de 7 toneladas, está um helicópteros civil multifuncional bimotor médio que pode transportar até 16 passageiros com um peso máximo de decolagem de 7,5 toneladas.

O outro novo modelo de helicóptero civil também está avançando. O grande helicóptero civil utilitário AC313A fez um voo inaugural bem-sucedido em maio.

Especialmente desenvolvido para tender às necessidades do país em missões de resgate aéreo, o AC313A pode operar em vários terrenos e condições climáticas complexas, como planaltos altos e temperaturas altas e baixas. Pode transportar até 28 pessoas e também pode carregar até cinco toneladas de água para missões de combate a incêndios.

A China se esforçará para ter 3.500 aeronaves registradas para aviação geral até o final do período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), de acordo com um novo plano de aviação geral divulgado recentemente pela CAAC.

O plano exige a melhoria dos serviços de resgate de emergência da aviação geral, o apoio à inovação no uso de drones e a atualização adicional dos serviços de aviação geral nos setores agrícola e industrial, entre outras medidas. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo