Beijing, 22 jul – O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse nesta quinta-feira que o país agirá fortemente para responder resolutamente à viagem planejada pela presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan, e tomará contramedidas caso o lado norte-americano insista em fazer a visita.
O lado chinês declarou repetidamente sua severa oposição à visita de Pelosi a Taiwan, lembrou Wang em uma coletiva de imprensa diária, acrescentando que o Congresso dos EUA faz parte do governo do país e deve aderir estritamente ao compromisso norte-americano sobre a questão de Taiwan.
“Se a presidente Pelosi visitar Taiwan, isso violaria seriamente o princípio de Uma Só China e as estipulações dos três comunicados conjuntos China-EUA e prejudicaria a soberania e integridade territorial da China”, explicou Wang.
Ele alertou que isso terá um impacto negativo severo na base política das relações bilaterais e enviará um sinal gravemente errado às forças separatistas da “independência de Taiwan”.
“Se o lado dos EUA insistir em fazer a visita, a China agirá fortemente para responder resolutamente e tomará contramedidas. Cumpriremos o que dizemos”, garantiu Wang.