Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chefe do Legislativo chinês pede intercâmbios parlamentares aprimorados com Bangladesh

Beijing, 20 jul – O chefe do Legislativo chinês, Li Zhanshu, conversou na terça-feira com a presidente do parlamento de Bangladesh, Shirin Sharmin Chaudhury, por meio de videoconferência, com os dois lados prometendo melhorar os intercâmbios parlamentares.

Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que a China e Bangladesh são vizinhos amigáveis tradicionais e, sob a orientação dos líderes dos dois países, o relacionamento entre os dois países entrou em um novo estágio de rápido desenvolvimento, com o aprofundamento da confiança política mútua, o avanço constante dos intercâmbios econômicos e comerciais e resultados frutíferos na cooperação antiepidêmica.

Ele disse que a China está disposta a trabalhar com Bangladesh para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais.

Li destacou que a China valoriza o desenvolvimento da parceria de cooperação estratégica com Bangladesh, acrescentando que a China aprecia o apoio de Bangladesh aos assuntos de Taiwan, Xinjiang, Tibet, direitos humanos e outras questões, e continuará apoiando Bangladesh na exploração de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais.

Ele disse que a China está pronta para promover o acoplamento das estratégias de desenvolvimento dos dois países, impulsionar a cooperação em infraestrutura, economia e comércio, energia limpa e tecnologia verde e aumentar o intercâmbio em educação, cultura, juventude e esportes.

Observando que a segurança e o desenvolvimento são as preocupações comuns de todos os países, Li disse que a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Desenvolvimento Global são importantes bens públicos internacionais fornecidos pela China para enfrentar os desafios globais, e que a China dá as boas-vindas a Bangladesh para apoiar e participar ativamente das iniciativas para promover conjuntamente a paz e a prosperidade globais.

Li disse que a APN da China está disposta a aprofundar os intercâmbios com o parlamento de Bangladesh em todos os níveis e em vários campos, expandir o aprendizado mútuo no trabalho legislativo e de supervisão e promover a implementação de leis e regulamentos relevantes.

Chaudhury disse que Bangladesh apoia firmemente os principais interesses e preocupações da China. Com base nos Cinco Princípios da Coexistência Pacífica, a parceria de cooperação estratégica Bangladesh-China alcançou continuamente novos desenvolvimentos.

O parlamento de Bangladesh está disposto a trabalhar com a APN da China para contribuir para a promoção da cooperação entre os dois países em vários campos, a expansão dos intercâmbios interpessoais e culturais e o fortalecimento da amizade entre os dois povos, disse Chaudhury. 

Sair da versão mobile