Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China construirá centro internacional de reprodução agrícola em Hainan

Agricultor colhe vegetais no distrito de Yazhou, em Sanya, Província de Hainan, no sul da China (Arquivo/Xinhua/Pu Xiaoxu)

Beijing, 15 jul –  Um centro internacional de reprodução agrícola será construído em Hainan, província tropical do sul da China,, com o objetivo de enfrentar o desafio global das mudanças climáticas e garantir a segurança alimentar, de acordo com a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (ACCA).

   A ACCA, o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz e o Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo assinaram nesta quinta-feira uma carta de cooperação para estabelecer o centro de criação em um parque científico e tecnológico na cidade de Sanya, Província de Hainan.

   Wu Kongming, presidente da ACCA, disse que a cooperação internacional será propícia à exploração e utilização de recursos de germoplasma das organizações de pesquisa, pesquisa de reprodução biológica, treinamento técnico e a inovação da indústria mundial de sementes.

   Ao utilizar a política de livre comércio portuário de Hainan e as vantagens de Sanya na criação agrícola, o centro internacional de reprodução integrará recursos de pesquisa de reprodução, criará um novo sistema de melhoramento genético e promoverá a inovação da pesquisa científica, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da economia, sociedade e ecologia, de acordo com a ACCA.

   Um laboratório chave para a edição, inovação e utilização de genes também foi lançado na quinta-feira no parque de ciência e tecnologia pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais.

   O laboratório reunirá as vantagens da edição de genes da ACCA, desenvolverá um sistema de edição de genes com os direitos de propriedade intelectual independentes da China, cultivará novas variedades de safras e construirá uma nova cadeia industrial. Também melhorará a capacidade de inovação original da indústria de sementes biológicas e oferecerá uma sólida garantia para a indústria nacional de sementes e segurança alimentar, disse a ACCA.

Sair da versão mobile