Beijing, 12 jul – As exportações de automóveis da China mantiveram seu impulso de crescimento no mês passado, atingindo um recorde de alta e subindo 57,4% ano a ano, mostraram dados da indústria divulgados nesta segunda-feira.
Em junho, as empresas automotivas exportaram 249 mil veículos, um aumento de 1,8% em relação ao mês anterior, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores.
Cerca de 198 mil carros de passageiros foram exportados no mês passado, saltando 65,6% em termos anuais, e as exportações de veículos comerciais ficaram em 51 mil unidades, um aumento de 32,4%, revelou a associação.
No primeiro semestre, as exportações de automóveis da China aumentaram 47,1% ano a ano, para quase 1,22 milhão de unidades.
Os veículos de nova energia tornaram-se um ponto brilhante das exportações de automóveis da China, com algumas marcas chinesas entrando nos mercados de países desenvolvidos, como muitos na Europa, com crescente reconhecimento global e maior competitividade, observou a associação.
As exportações de veículos de nova energia chegaram a 202 mil unidades nos primeiros seis meses, salto de 130%.