Beijing, 6 jul – Pesquisadores chineses estudaram os grandes ferros de meteorito para determinar como é formado o mais longo campo de meteoritos espalhados do mundo em Altay, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China.
A China descobriu sucessivamente ferros de meteorito com peso de 28 toneladas, 23 toneladas, 18 toneladas, 5 toneladas e 0,43 tonelada em Altay. Os enormes ferros em Altay compõem o mais longo campo de meteoritos espalhados de cerca de 430 quilômetros.
Pesquisadores do Observatório da Montanha Roxa da Academia Chinesa de Ciências cooperaram com seus colegas da Universidade Sun Yat-sen, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau e da Universidade de Arizona para desenvolver explicações de como os meteoritos foram formados através de métodos de mineralogia de rochas, geoquímica e simulação numérica.
Sua modelagem numérica mostra que um asteroide pesando de 280 a 3.440 toneladas caiu na atmosfera da Terra a uma velocidade de 12 a 15 quilômetros por segundo com um ângulo de entrada raso de cerca de 6,5 a 7,3 graus.
O processo foi como o pulo de uma pedra, o que explica a formação da trajetória do asteroide, que pode levar à dissipação de energia durante seu voo de longa distância, de acordo com um artigo de pesquisa recente publicado na revista Science Advances.
A pesquisa estabeleceu um modelo dinâmico da entrada de asteroides próximos à Terra na atmosfera do nosso planeta.