Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Gabinete do Comissário da chancelaria chinesa na RAEHK condena interferência grosseira nos assuntos internos da China

Cerimônia de hasteamento da bandeira é realizada pelo governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong para comemorar o 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria, na Praça Golden Bauhinia em Hong Kong, sul da China, em 1º de julho de 2022. (Xinhua)

Hong Kong – O Gabinete do Comissário do Ministério das Relações Exteriores da China na Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) desaprovou fortemente, rejeitou firmemente e condenou veementemente a interferência grosseira nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos chineses que atropela as normas básicas das relações internacionais.

   Por ocasião do 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria, alguns políticos franceses difamaram a prática de “um país, dois sistemas” na região e a nova equipe de governança do governo da RAEHK e alguns consulados-gerais em Hong Kong também espalharam calúnias, disse um porta-voz do gabinete na segunda-feira.

   O porta-voz disse que, desde o seu retorno à pátria, Hong Kong alavancou plenamente seu papel como uma importante janela e ponte que liga a parte continental da China ao mundo e manteve seu status de centro financeiro, marítimo e comercial internacional.

   As notáveis conquistas de desenvolvimento de Hong Kong provam plenamente que “um país, dois sistemas” tem forte vitalidade e é um bom sistema para garantir a prosperidade e estabilidade a longo prazo na região e salvaguardar o bem-estar dos compatriotas locais, disse o porta-voz.

   Hong Kong passou do caos à estabilidade e está em um novo estágio em direção a uma maior prosperidade e governança efetiva, disse o porta-voz, acrescentando que a lei de segurança nacional em Hong Kong corrigiu o defeito da região na salvaguarda da segurança nacional e o sistema eleitoral melhorado garantiu que o princípio de “patriotas administrando Hong Kong” seja implementado.

   “Acreditamos que, com a liderança capaz e o firme apoio do governo central, o forte apoio da pátria e os esforços comuns de mais de 7 milhões de compatriotas de Hong Kong, a patriótica equipe de governança local levará todos os setores sociais a abrirem um novo capítulo para Hong Kong, e a região certamente desfrutará de um futuro melhor”, disse o porta-voz.

   Ele destacou que alguns países ocidentais fizeram comentários irresponsáveis sobre a prática de “um país, dois sistemas”, questões de Hong Kong e assuntos internos da China em um momento tão festivo para todo o povo chinês, o que expôs totalmente sua sinistra intenção de perturbar a estável Hong Kong e a China bem desenvolvida.

   Qualquer difamação sobre a prática bem-sucedida de “um país, dois sistemas” será inútil, qualquer interferência nos assuntos internos da China nunca terá sucesso e nenhuma força externa conseguirá impedir o desenvolvimento estável de “um país, dois sistemas” e a prosperidade e estabilidade de Hong Kong, disse o porta-voz.

   O oficial enfatizou que Hong Kong faz parte da China e os assuntos de Hong Kong são puramente internos da China.

   O porta-voz pediu aos países relevantes que reconheçam a tendência geral, reflitam sobre si mesmos, mudem de rumo, respeitem o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais, parem imediatamente com as palavras e atos que pretendem perturbar Hong Kong e parem de interferir nos assuntos internos da China, caso contrário, eles acabarão prejudicando a si próprios.

Sair da versão mobile