Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi pede colocação do desenvolvimento em frente e centro da agenda internacional

Beijing, 5 jul – A China está disposta a trabalhar com países em todo o mundo para pôr o desenvolvimento na frente e no centro da agenda internacional, disse o presidente chinês, Xi Jinping, nesta segunda-feira.

Xi deu as declarações em uma carta de parabéns a um fórum sobre o desenvolvimento global com a participação de representantes de think tanks e mídia em Beijing.

Atualmente, o mundo está afetado pelos impactos combinados de grandes mudanças e uma pandemia furiosa, a recuperação econômica global é frágil e há uma lacuna Norte-Sul cada vez mais ampla, de acordo com o presidente.

“Como o mundo entra em um novo período de turbulência e transformação, promover o desenvolvimento se tornou um tópico importante para a humanidade”, observou Xi. “Portanto, a China propõe a Iniciativa de Desenvolvimento Global.”

Segundo ele, a China está pronta para trabalhar com outros países na defesa da abordagem centrada nas pessoas e na busca de inclusão e benefícios para todos, desenvolvimento orientado pela inovação e harmonia entre o homem e a natureza.

O país também está disposto a impulsionar a colocação do desenvolvimento na frente e no centro da agenda internacional, a acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e a promover um desenvolvimento global mais forte, verde e saudável, destacou Xi.

A carta de Xi foi lida no fórum por Huang Kunming, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e chefe do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCCh, que também proferiu um discurso no evento.

O Fórum Think Tank e Mídia “Desenvolvimento Global: Missão Comum e Contribuições” foi patrocinado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado.

Sair da versão mobile