Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Cooperação Lancang-Mekong se transformou em “modelo de ouro” de cooperação regional, diz chanceler chinês

Bagan, Mianmar – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta segunda-feira que a Cooperação Lancang-Mekong (CLM) foi transformada em um “modelo de ouro” da cooperação regional seis anos depois de ter sido lançada com resultados frutíferos.

Durante coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores de Mianmar, U Wunna Maung Lwin, realizada após a sétima reunião dos Ministros das Relações Exteriores da CLM no início do dia em Bagan, Wang apontou que os seis países ao longo do rio Lancang-Mekong continuarão a tratar um ao outro em pé de igualdade e cooperar estreitamente para promover o desenvolvimento e trabalhar para a atualização do mecanismo.

Wang revelou que uma série de novos consensos de cooperação foi alcançada na reunião dos ministros das Relações Exteriores.

Primeiro, a reunião estabeleceu direções futuras para a cooperação da CLM, ou seja, melhorar a orientação estratégica, aprofundar a integração econômica, expandir a cooperação agrícola, defender o desenvolvimento verde, promover a cooperação digital e manter intercâmbios culturais e interpessoais mais próximos.

Segundo, foram anunciados na reunião seis planos a serem implementados na próxima etapa da Cooperação Lancang-Mekong: sobre a cooperação agrícola, sobre os recursos hídricos, sobre economia digital, de cooperação espacial, um plano de talentos e um projeto de cooperação em saúde pública.

Terceiro, foi endossado o Plano de Ação Quinquenal para a Cooperação Lancang-Mekong (2023-2027) e foram emitidos documentos, incluindo um comunicado de imprensa conjunto e declarações conjuntas sobre o aprofundamento da segurança do comércio aduaneiro e facilitação do desembaraço aduaneiro, cooperação agrícola e garantia de segurança alimentar, cooperação em gestão de desastres e intercâmbios culturais e aprendizagem mútua entre as civilizações.

Wang garantiu que a China continuará a buscar uma diplomacia de vizinhança com amizade, sinceridade, benefício mútuo e inclusão. A nação está pronta para compartilhar os dividendos da cooperação com os países do Mekong, de modo a adicionar mais vitalidade e dinâmica à CLM e criar um futuro melhor para seus povos.

Sair da versão mobile