Beijing, 4 jul – A negociação de fundos negociados em bolsa (ETFs, em inglês) sob os programas de conexão de ações entre a parte continental e Hong Kong começou na segunda-feira, marcando um passo significativo para aprofundar a cooperação dos mercados de capitais na parte continental chinesa e em Hong Kong.
A inclusão de ETFs em programas de conexão de ações facilitará o investimento para investidores nacionais e estrangeiros, e ajudará gestores de ativos e corretores da parte continental e de Hong Kong a melhorar ainda mais sua gestão e serviço, disse Cai Jianchun, gerente-geral da Bolsa de Valores de Shanghai, na cerimônia de lançamento online de segunda-feira.
Entre o primeiro lote de ETFs incluídos nos programas de conexão de ações, 83 ETFs são do mercado doméstico da parte continental e quatro são do mercado de ações de Hong Kong.
Como um produto de investimento amplamente reconhecido por investidores nacionais e estrangeiros, o ETF tem as vantagens de investimento diversificado, abertura, baixo custo de transação e alta eficiência, observou Sha Yan, gerente-geral da Bolsa de Valores de Shenzhen.
A inclusão de ETFs enriquecerá os produtos de investimento transfronteiriços, fornecerá mais conveniência de investimento e oportunidades para investidores nacionais e estrangeiros e promoverá o desenvolvimento sustentável, estável e saudável do mercado da parte continental e de Hong Kong, acrescentou.
Um total de 437 ETFs são atualmente negociados na Bolsa de Valores de Shanghai, com uma capitalização de mercado de 1,2 trilhão de yuans (US$ 178,9 bilhões) e um volume de negócios de 6,6 trilhões de yuans, mostraram dados.