Hong Kong, 30 jun – O presidente chinês, Xi Jinping, chegou a Hong Kong de trem na tarde desta quinta-feira.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, participará de uma reunião comemorativa pelo 25º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria e da cerimônia de posse do sexto mandato do governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) em 1º de julho.
Ele também inspecionará a RAEHK.
Xi e sua esposa Peng Liyuan foram recebidos pela chefe do Executivo da RAEHK, Carrie Lam, e seu marido Lam Siu-por na estação ferroviária de alta velocidade de West Kowloon.
Centenas de jovens e membros do público de Hong Kong acenaram com bandeiras e flores na cerimônia de boas-vindas, com apresentação da Banda da Polícia de Hong Kong e dança do leão.
Xi parabenizou os compatriotas de Hong Kong e estendeu seus melhores votos pelo 25º aniversário do retorno da região à pátria.
Ele disse que sempre se preocupa e cuida de Hong Kong. “Meu coração e o coração do governo central estão sempre com os compatriotas de Hong Kong”, afirmou.
Durante um período de tempo, Hong Kong aguentou uma série de testes graves e superou uma série de riscos e desafios. Desde então, a região emergiu mais forte e mostrou grande vigor, ressaltou Xi.
Os fatos provaram a grande vitalidade de “um país, dois sistemas”, que garante a prosperidade e a estabilidade de longo prazo de Hong Kong e assegura o bem-estar dos compatriotas locais, salientou Xi.
Uma vez que “um país, dois sistemas” seja mantido inabalavelmente, Hong Kong certamente terá um futuro ainda mais brilhante e fará novas e maiores contribuições para a grande revitalização da nação chinesa, enfatizou Xi.
O vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Leung Chun-ying, e o novo chefe do Executivo do sexto mandato da RAEHK, John Lee, também participaram da cerimônia de boas-vindas.