Beijing, 28 jun – O número de empresas privadas chinesas quadruplicou na última década em meio a esforços para otimizar o ambiente de negócios, disse o mais alto planejador econômico do país na terça-feira.
As empresas privadas da China aumentaram de 10,85 milhões em 2012 para 44,57 milhões no ano passado, disse Su Wei, secretário-geral adjunto da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, em uma coletiva de imprensa.
Su atribuiu a expansão das empresas privadas à melhoria do ambiente de negócios para o setor não público, já que o país estimulou vigorosamente o desenvolvimento de várias entidades econômicas ao longo da década.
A China há muito atribui grande importância à economia privada, a incentivando para desempenhar um papel mais importante na estabilização do crescimento e do emprego e na promoção do ajuste estrutural e da inovação.
O setor privado contribui com mais de 50% da receita tributária, mais de 60% do PIB e mais de 70% das inovações tecnológicas, bem como mais de 80% do emprego urbano e mais de 90% das entidades de mercado na China.
Destacando o cultivo de entidades de mercado de alta qualidade como um dos objetivos futuros da reforma, Su disse que a China intensificará a reforma estrutural das empresas privadas, apoiará e orientará o desenvolvimento bem regulado e saudável do capital e promoverá um lote de investimentos empresas de classe mundial.