Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China pretende impulsionar construção do governo digital

Funcionário ajuda cidadão a usar máquina de autoatendimento para serviço fiscal no Centro de Serviços Administrativos da Nova Área de Xiongan, na Província de Hebei, norte da China, em 12 de maio de 2021. (Xinhua/Jin Haoyuan)

Beijing – A China tem medidas detalhadas para melhorar a construção de um governo digital em conjunto com os esforços do país para promover a transformação digital.

Até 2025, o país melhorará o mecanismo de design e coordenação do mais alto nível para um governo digital que corresponda à modernização do sistema de governança nacional, de acordo com uma diretriz divulgada pelo Conselho de Estado, o gabinete da China.

A diretriz diz que haverá avanços fundamentais na criação de políticas científicas do governo, na execução de medidas direcionadas de governança social e na prestação de serviços públicos eficientes.

Até 2035, a China buscará estabelecer um governo digital coordenado, eficiente, inteligente, aberto, transparente e inclusivo.

O país promoverá a transformação digital do cumprimento das funções governamentais, fortalecerá o monitoramento e a análise de big data na operação econômica, impulsionará a inovação em modelos de governança digital e melhorará continuamente os serviços digitais que beneficiam as empresas e pessoas.

Para construir um sistema de recursos de dados aberto e compartilhado, a China inovará mecanismos de gerenciamento de dados, melhorará o compartilhamento eficiente de dados, promoverá o desenvolvimento e a utilização ordenada de dados e aproveitará ao máximo os fatores de dados, observa a diretriz.

Ao melhorar a efetividade do governo digital, o país estimulará melhor a vitalidade da economia digital, otimizará o ambiente social digital e criará uma ecologia digital estável.

Sair da versão mobile