Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China adiciona 1,48 milhão de professores em tempo integral em dez anos

Beijing, 21 jun – A China recrutou mais 1,48 milhão de professores em tempo integral para a educação obrigatória do país nos últimos dez anos, elevando o número total de professores do tipo para 10,57 milhões, segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério da Educação nesta terça-feira.

A China agora tem 158 milhões de alunos em 207 mil escolas para a educação obrigatória de nove anos. A taxa de retenção da escolaridade obrigatória atingiu 95,4%, contra 91,8% em 2012.

A educação obrigatória de nove anos na China é gratuita e inclui seis anos de escola primária e três de ensino secundário inferior.

Entre 2012 e 2021, a escolarização compulsória alcançou um desenvolvimento equilibrado no nível distrital com base na cobertura total, avaliou em coletiva de imprensa Lyu Yugang, oficial do ministério, acrescentando que todos os alunos que desistiram por motivos financeiros foram identificados e ajudados a voltarem à escola em tempo hábil.

O país também se concentrou na igualdade de direitos educacionais para crianças com deficiência. Em 2021, cerca de 920 mil alunos estavam matriculados nas instituições de educação especial do país, um aumento de 142,8% ante dez anos atrás.

Um programa de melhoria da nutrição para estudantes rurais beneficiou 37 milhões de crianças a cada ano, ajudando a taxa de alunos aprovados nos testes de saúde física a aumentar de 70,3% em 2012 para 86,7% no ano passado.

Ao longo da década, governos de todos os níveis investiram mais de 1 trilhão de yuans (US$ 149 bilhões) para fechar a lacuna entre as condições das escolas urbanas e rurais e garantir que todas as instituições de ensino obrigatório tenham acesso à internet.

Sair da versão mobile