Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Satélite chinês obtém dados globais do campo gravitacional

Beijing – O satélite Tianqin-1 da China adquiriu os dados do campo gravitacional global durante sua operação em órbita, de acordo com a Universidade Sun Yat-sen, na Província de Guangdong, sul da China.

O satélite foi lançado em dezembro de 2019 para testar as tecnologias do programa de detecção de ondas gravitacionais baseado no espaço “Tianqin”. O programa Tianqin, que significa “harpa no céu”, foi iniciado pela universidade em 2015.

Os dados do campo gravitacional são de grande importância para a economia nacional e a subsistência das pessoas, pois os dados relevantes podem auxiliar no levantamento geodésico, geofísica, exploração de petróleo e gás e prevenção e mitigação de desastres.

O programa Tianqin planeja formar uma constelação de triângulo equilátero com um comprimento lateral de cerca de 170.000 quilômetros por volta de 2035, consistindo de três satélites em órbita a uma altitude de cerca de 100.000 quilômetros, para construir um observatório espacial de ondas gravitacionais.

Em junho e novembro de 2019, o programa Tianqin obteve com sucesso o sinal de eco do transmissor lunar e detectou os sinais de cinco refletores lunares, para garantir o posicionamento preciso dos três satélites no nível do centímetro no futuro.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo