Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China planeja mais esforços planetários, diz chefe do programa de exploração lunar

Foto tirada em 18 de março de 2021 mostra a imagem de Marte capturada pela sonda Tianwen-1 da China. Na imagem, Marte é de forma de arco com uma textura de superfície clara. (Administração Nacional do Espaço da China/Xinhua)

Beijing, 14 mar – Após a missão Tianwen-1, a China terá uma série de esforços planetários Tianwen para explorar o universo, de acordo com Wu Weiren, projetista-chefe do programa de exploração lunar da China.

Segundo o cientista, a exploração do espaço profundo do país continuará e sua missão em Marte será seguida pelos Tianwen-2, Tianwen-3 e Tianwen-4.

Lançado em 23 de julho de 2020, o Tianwen-1, composto por um orbitador, um pousador e um rover, chegou a Marte em fevereiro do ano passado. O rover de Marte, Zhurong, desceu de sua plataforma de pouso para a superfície marciana em 22 de maio de 2021, e conduziu a exploração do planeta vermelho.

A principal tarefa dos seguimentos é explorar os asteroides no espaço profundo e trazer amostras de asteroides de volta à Terra, disse Wu em uma entrevista recente.

Ele também revelou planos futuros, incluindo explorações de Vênus e asteroides no espaço profundo. “Realizaremos avisos antecipados para asteroides que podem representar uma ameaça aos seres humanos e podem atingir a Terra”, disse Wu.

Sair da versão mobile