Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Pesquisadores chineses desenvolvem anticorpo inalável contra COVID-19 e variantes

Uma funcionária trabalha em um laboratório de teste inflado a ar para o teste de ácido nucleico da COVID-19 na Nova Área de Binhai, Tianjin, norte da China, em 13 de janeiro de 2022. (Xinhua/Zhao Zishuo)

Beijing, 4 mar – Enquanto o mundo espera por terapias eficazes contra a COVID-19, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências anunciaram o desenvolvimento de um anticorpo neutralizante inalável que pode fornecer ampla proteção contra o vírus e diversas variantes emergentes em testes em animais.

Um novo artigo publicado na revista Signal Transduction and Targeted Therapy mostra que o anticorpo baseado no domínio de ligação de receptores de proteína sars-CoV-2 poderia efetivamente neutralizar a cepa do vírus e variantes como Beta, Delta e Ômicron.

Pesquisadores do Instituto de Microbiologia da academia usaram uma cepa selvagem e variantes Beta como imunogênios, a fim de obter uma forte neutralização do anticorpo.

Em experimentos em animais, os pesquisadores entregaram o anticorpo pelo nariz e não detectaram nenhum vírus vivo ou dano nos pulmões de camundongos, indicando que a entrega nasal é um método eficaz para prevenir a infecção pelo vírus, de acordo com o artigo.

A equipe de pesquisa também destacou que o objeto que desenvolveram foi um anticorpo IgY (Immunoglobulin Y) derivado da gema de ovo, que tem as vantagens da produção de baixo custo e em larga escala.

Este anticorpo IgY promete ser um suplemento eficaz para as vacinas contra COVID-19 existentes. Também pode ajudar a bloquear a rota de transmissão de vírus em animais de estimação e outros animais suscetíveis ao SARS-CoV-2, destaca o artigo.

Sair da versão mobile