Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

É hipócrita e desprezível os EUA desacreditarem a China com questão da Ucrânia, diz porta-voz

Beijing, 4 mar – O lado dos EUA tem repetidamente espalhado informações falsas relacionadas à questão da Ucrânia para difamar e desacreditar a China, a fim de fugir de sua própria responsabilidade, o que é hipócrita e desprezível, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta sexta-feira.

Wang Wenbin fez as observações ao comentar a notícia de que um funcionário sênior de defesa dos EUA, sem nome, disse na quinta-feira que a China continua a expressar preocupação com a situação na Ucrânia, mas não está disposta a condenar e sancionar a Rússia como outros países, e não tem intenção de participar de qualquer forma de solução diplomática para a questão da Ucrânia.

“A disseminação de informações falsas não pode encobrir a responsabilidade dos iniciadores da crise ucraniana, mas expõe a real intenção do lado americano de tirar vantagem da crise”, disse Wang.

Ele disse que os Estados Unidos devem responder honestamente às seguintes perguntas:

— Os Estados Unidos afirmaram que promover a expansão da OTAN é para o bem da paz. Conseguiram isso?

— Os Estados Unidos afirmaram que evitariam a guerra na Europa. Conseguiram isso?

— Os Estados Unidos afirmaram estar comprometidos com uma solução pacífica para a crise. Mas, além de fornecer ajuda militar e aumentar a dissuasão, o que o lado americano tem feito pela paz?

A China sempre decide sua própria posição e política com base nos méritos do assunto em si, disse Wang.

“Saudamos todos os esforços diplomáticos propícios à solução política da questão da Ucrânia e apoiamos a Rússia e a Ucrânia na busca de uma solução política através do diálogo e da negociação que acomode as preocupações legítimas de ambos os lados e seja conducente a uma paz e estabilidade duradouras na Europa”, disse Wang.

A China continuará a desempenhar um papel construtivo na busca e na realização da paz, acrescentou ele.

Sair da versão mobile