Beijing, 1º mar – O presidente chinês, Xi Jinping, exigiu nesta segunda-feira esforços para acelerar a promoção de empresas de classe mundial e fortalecer o cultivo de talentos em disciplinas acadêmicas básicas.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente da Comissão Militar Central, deu as declarações ao presidir a 24ª reunião do comitê central para o aprofundamento da reforma geral.
No encontro, foram revisadas e adotadas várias diretrizes sobre as questões acima mencionadas, juntamente com outras sugestões sobre o avanço no desenvolvimento de alta qualidade de finanças inclusivas e o aprimoramento da capacidade das empresas estatais de desenvolverem tecnologia original.
A China acelerará a construção de empresas de classe mundial com produtos e marcas excepcionais, inovação líder e governança moderna, disse Xi, também chefe do comitê central para o aprofundamento da reforma geral.
O país promoverá o desenvolvimento de alta qualidade de finanças inclusivas e construirá um sistema financeiro sólido, altamente adaptável, competitivo e inclusivo, para melhor atender às necessidades financeiras diversificadas das pessoas e da economia real, acrescentou.
Xi também ressaltou os esforços para treinar um grande número de talentos de pesquisa básica urgentemente necessários para o desenvolvimento impulsionado pela inovação da China e incentivou as empresas estatais a melhorarem seus sistemas de inovação e desenvolverem fontes de tecnologias originais.
Li Keqiang, Wang Huning e Han Zheng, todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e vice-chefes do comitê central para o aprofundamento da reforma geral, participaram da reunião.
Foi pedido na reunião apoio e orientação para empresas líderes e as que possuem tecnologias-chave no aprofundamento da reforma e fortalecimento da inovação, além de esforços para apoiar as companhias na transformação das vantagens do gigante mercado da China em um trunfo competitivo global.
Em termos de buscar o desenvolvimento de alta qualidade de finanças inclusivas, os participantes da reunião enfatizaram a importância do aprofundamento da reforma estrutural no lado da oferta no setor para distribuir mais recursos para áreas-chave e elos fracos, da prevenção de riscos financeiros e do reforço de regulamentações financeiras.
O país deve acelerar a construção de um sistema de cultivo de talentos em disciplinas acadêmicas básicas com visão de longo prazo e deixar que as instituições de ensino superior desempenhem seu papel de liderança em cultivar pesquisadores nessas disciplinas.
Para incentivar as empresas estatais a estabelecerem berços para tecnologias originais, esforços devem ser focados na competitividade essencial das indústrias, oferta de tecnologias originais e planejamento com antecedência para explorar tecnologias de ponta e disruptivas.