Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Ministro chinês pede maior apoio vacinal para países em desenvolvimento

Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse nesta sexta-feira que é impossível sentir-se completamente seguro enquanto houver uma “lacuna” de imunização no mundo, pedindo um apoio mais forte às vacinas para os países em desenvolvimento.

Wang fez as declarações em um debate temático de alto nível da Assembleia Geral da ONU intitulado “Motivar Ímpeto para Vacinação Universal”.

Enfatizando as responsabilidades dos países relevantes, Wang afirmou que é necessário fortalecer o apoio às vacinas de COVID-19 para os países em desenvolvimento, especialmente os africanos.

Ele pediu que todas as partes reforcem as medidas de prevenção e controle da epidemia e promovam a pesquisa sobre as mutações virais e a cooperação no desenvolvimento de medicamentos com base no aumento da taxa de vacinação.

É necessário ajudar efetivamente os países em desenvolvimento a fortalecer os sistemas de saúde pública, aderir ao verdadeiro multilateralismo e melhorar o sistema global de governança da saúde, disse Wang, chamando atenção para coordenar a prevenção e controle da epidemia e o desenvolvimento econômico e social.

Até agora, a China forneceu mais de 2,1 bilhões de doses de vacinas para mais de 120 países. Uma em cada duas vacinas usadas globalmente é “Made in China”, observou Wang.

É também o primeiro país a apoiar a isenção de direitos de propriedade intelectual de vacinas e o primeiro a transferir a tecnologia para países em desenvolvimento.

A China está disposta a continuar trabalhando com todas as partes para fortalecer a cooperação vacinal e construir conjuntamente uma comunidade de saúde para todos, disse.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo