Beijing, 28 fev – O “vírus” do racismo profundamente enraizado nos Estados Unidos está se espalhando junto com o coronavírus, segundo um relatório divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China nesta segunda-feira.
O racismo tem levado a uma divisão econômica racial ainda maior e a uma crescente desigualdade entre raças, de acordo com o Relatório sobre Violações de Direitos Humanos nos Estados Unidos em 2021.
O relatório aponta que os asiáticos-americanos enfrentam discriminação e ataques violentos cada vez mais severos. Como resultado da manipulação dos políticos norte-americanos sobre a questão racial, o número de ataques direcionados aos asiáticos-americanos aumentou drasticamente.
Estatísticas divulgadas pelo Departamento de Polícia de Nova York em 8 de dezembro de 2021 mostraram que os crimes de ódio anti-asiáticos na metrópole saltaram 361% ante 2020.
No relatório também observa-se que os povos nativos sofrem há muito tempo uma cruel perseguição racial. Os Estados Unidos têm uma longa e obscura história de violação dos direitos dos indígenas, incluindo os índios, que sofreram massacres sangrentos, expulsões brutais e genocídio cultural.
A divisão econômica entre raças continua a aumentar, sendo que as falhas estruturais em seu sistema levaram ao aumento da desigualdade racial nos Estados Unidos, segundo o relatório.