Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Beijing 2022 fará história, diz presidente do comitê organizador

A delegação olímpica da República Popular da China desfila durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 no Estádio Nacional, em 20 de fevereiro de 2022. (Xinhua/Huang Zongzhi)

Beijing – Cai Qi, presidente do comitê organizador de Beijing 2022 (BOCOG,em inglês), disse no domingo que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing farão história.

“Nos últimos 16 dias, vocês (mídia) cobriram os Jogos de forma abrangente, apesar das inconveniências causadas pela COVID-19. Ao fazer isso, você nos ajudaram a apresentar ao mundo inteiro Jogos Olímpicos de Inverno que farão história”, disse Cai em uma coletiva de imprensa via videoconferência no Principal Centro de Mídia.

O presidente do BOCOG ressaltou que, apesar dos desafios trazidos pela pandemia, o comitê organizador se dedicou a realizar Jogos Olímpicos de Inverno simples, seguros e esplêndidos em uma abordagem verde, inclusiva, aberta e limpa em estreita cooperação com o Comitê Olímpico Internacional e várias outras partes envolvidas.

“Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 foram realmente fantásticos, extraordinários e excelentes”, observou Cai, acrescentando que “houve uma excelente atmosfera olímpica de inverno, e Beijing mostrou charme único como a primeira cidade da história a ter realizado os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno”.

Cai disse que a organização do evento ocorreu tranquilamente para permitir que os atletas competissem em um ambiente profissional e justo. Eles, juntamente com outras partes envolvidas, receberam serviços atenciosos, incluindo comida, transporte e cuidados médicos, o que mostrou a sinceridade e a simpatia do povo chinês.

“As competições foram fantásticas, deixando uma profunda impressão e uma bela memória em espectadores de todo o mundo”, disse Cai.

Como o primeiro evento multiesportivo global a ser realizado como programado desde o surto de COVID-19, Beijing 2022 teve contramedidas eficazes para COVID-19, o que fornecerá “um paradigma bem-sucedido para outros grandes eventos internacionais”, disse Cai.

Ele também apontou que os Jogos deixarão legados duradouros no desenvolvimento local e na promoção de esportes de inverno, o que iniciará uma nova era no desenvolvimento global de esportes de inverno.

Realizada sob o lema “Juntos por um Futuro Compartilhado”, Beijing 2022 promoveu o espírito olímpico, fortaleceu a comunicação e a compreensão através do esporte, que é uma linguagem universal, e forneceu um palco para intercâmbios e aprendizado mútuo entre diferentes culturas, observou Cai.

“Em apenas 12 dias, serão abertos os Jogos Paraolímpicos de Inverno de Beijing 2022. Continuaremos fazendo o possível para nos prepararmos para os Jogos Paraolímpicos de Inverno e garantir que os dois Jogos sejam de igual esplendor”, concluiu Cai, antes de desejar um grande sucesso para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina, Itália.

Sair da versão mobile