Beijing, 17 fev – O Conselho de Estado, gabinete da China, decidiu realizar o terceiro censo nacional das condições do solo de 2022 a 2025, de acordo com uma circular divulgada na quarta-feira.
O censo visa descobrir os tipos de solo e distribuição em todo o país, bem como o estado atual e as tendências de mudança dos recursos do solo, enquanto adquire dados básicos, como qualidade do solo, propriedades e status de utilização, a fim de melhorar a proteção e utilização dos recursos do solo.
O censo terá como alvo o solo de terras aráveis, hortas, florestas, pastagens e outras terras agrícolas em todo o país, incluindo algumas terras não utilizadas, observou a circular.
Acrescentou que o censo em solo salino-alcalino será concluído em 2022 e, de 2023 a 2024, espera-se que a amostragem do levantamento de campo e os testes de interior sejam concluídos.
No primeiro semestre de 2025, os dados censitários serão classificados e revisados e, no segundo semestre, será elaborado um relatório sobre a qualidade das terras cultiváveis nacionais e um relatório de avaliação da adequação do uso do solo nacional, de acordo com a circular.