Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Metrô de Beijing chega a 27 linhas

Passageiros esperam em uma estação de metrô no distrito de Daxing, em Beijing, capital da China, em 10 de fevereiro de 2021. (Xinhua/Sun Ruibo)

Beijing, 16 fev – Com a conclusão das linhas para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, o sistema de transporte ferroviário da cidade se expandiu para 27 linhas no final de 2021, operando mais de 10.000 trens e transportando quase 10 milhões de passageiros todos os dias, de acordo com o Centro de Controle da Rede do Metrô de Beijing.

Os dados foram compartilhados com jornalistas de 36 veículos de comunicação nacionais e estrangeiros durante uma visita ao centro na segunda-feira, com o objetivo de fornecer informações sobre o transporte na cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

A primeira linha de metrô de Beijing começou a operar em 1969, e também foi a primeira na China. Desde então, Beijing construiu um sistema de transporte ferroviário seguro, conveniente, eficiente e ecológico com 27 linhas.

A Linha 11, inaugurada em 2021 para fornecer transporte para as instalações dos Jogos Olímpicos de Inverno, é uma linha de demonstração de tráfego ferroviário inteligente, com expedição, operação e manutenção inteligentes, plataformas em nuvem e outras infraestruturas.

Em todo o sistema ferroviário da cidade, 10.700 trens circulam diariamente, garantindo assim a eficiência do transporte. Os trens em 10 linhas de metrô circulam em um intervalo mínimo de dois minutos durante o horário de pico.

Comparado com andar de carro, o sistema de transporte ferroviário de Beijing reduz as emissões de carbono em 7,38 milhões de toneladas por ano, o equivalente à quantidade de carbono absorvida por 410 milhões de árvores, de acordo com o centro, que foi entrou em operação em 2007.

Sair da versão mobile