Beijing – O Conselho de Estado da China emitiu um plano para avançar na construção de seu sistema de gestão de emergências durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
O plano pede aprofundamento da modernização do sistema e da capacidade da gestão de emergências da China e a minimização das perdas por desastres e acidentes para garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas.
Até 2025, será construído um mecanismo unificado, de resposta rápida e de gerenciamento coordenado de emergências com níveis mais elevados de informações científicas e tecnológicas e sistemas de suporte abrangentes.
A construção de forças de resgate de emergência será totalmente aprimorada, aponta o documento.
O texto também observa que um sistema de resposta a emergências com características chinesas para alcançar a modernização socialista deverá ser estabelecido até 2035.
Especificamente, o sistema de preparação para a gestão de emergências melhorará, com mecanismos de prevenção e controle de riscos mais eficientes, medidas contra catástrofes mais preparadas e a alocação de recursos para a gestão de emergências otimizada, detalha o plano.