Beijing, 9 fev – Os Jogos Olímpicos de Inverno não têm precedentes como em Beijing na aplicação da ciência e tecnologia, que se esperam que sejam amplamente utilizados em todo o mundo, disse Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), à mídia global em um estande do Alibaba Cloud ME no domingo.
O estande, uma tecnologia inovadora baseada em nuvem que usa a realidade avançada, está disponível fora e dentro do circuito fechado dos locais oficiais de Beijing 2022, permitindo que os participantes e fãs experimentem interações sociais de realidade mista.
Apoiado pelos recursos de baixa latência, alta disponibilidade e alta simultaneidade do Alibaba Cloud, a gravação ao vivo pode ser projetada em uma tela remota de alta definição 4K, gerando um efeito de holograma realista, reconstruindo todos os detalhes em alta definição — incluindo microexpressões faciais e textura de roupas — onde são essenciais para a interação pessoal, de acordo com uma introdução no site do COI.
A partir da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing na sexta-feira, vários tipos de altas e novas tecnologias foram apresentados e admirados.
“Decidimos há cerca de dois anos que, em vez de grandes multidões, confiaríamos mais nas tecnologias digitais modernas e sua química com os artistas”, disse Chang Yu, diretor do departamento de cerimônias de abertura e encerramento do comitê organizador de Beijing 2022.
No contexto de 5G, inteligência artificial e Internet das Coisas, o estádio nacional — conhecido como “Ninho de Pássaro” — passou por uma transformação inteligente para sediar as cerimônias de abertura e encerramento. Por exemplo, a tecnologia digital foi utilizada na operação de equipamentos, gestão de energia e controle de qualidade ambiental, proporcionando condições favoráveis para as cerimônias.
“Dentro do Ninho de Pássaro, construímos estações de trabalho digitais e oficinas de renderização para geração instantânea de efeitos visuais, atualizando-o completamente de um edifício tradicional para um estádio inteligente”, disse Chang.
Em vez das projeções tradicionais, todo o andar do Ninho de Pássaro está totalmente equipado com tecnologia LED de alta definição, com qualidade de imagem de 16K, de acordo com Wang Zhi’ou, diretor de efeitos visuais. Enquanto isso, o público experimentou a aplicação abrangente de IA, AR, 3D sem óculos e outras tecnologias.
Os movimentos dos artistas podem ser capturados em tempo real através das telas no chão, de modo a possibilitar a interação entre os performers e as telas, explicou Zhang Yimou, diretor chefe da cerimônia. “Na verdade, discutimos sobre essa tecnologia para a cerimônia de abertura de 2008, mas não foi possível naquela época.”
Durante o segmento “pomba da paz”, não importa para onde as crianças corriam, a neve a seus pés as seguia, criando uma atração aos espectadores. Chang disse que este não era um efeito de neve pré-projetado, mas o uso de captura, renderização e reprodução em tempo real.
“Não é a tecnologia mais recente. Mas é muito raro conseguir uma aplicação de tão grande escala em um desempenho quadrado ao vivo tão grande”, assinalou Chang.
Mais importante, tecnologias de ponta têm sido amplamente aplicadas a locais e eventos.
Pela primeira vez na história olímpica, refrigerantes de dióxido de carbono foram introduzidos para produzir o gelo “mais rápido” de todos os tempos; equipamentos de radar de previsão do tempo e estações de rastreamento meteorológico foram instalados nas duas áreas montanhosas de Yanqing e Zhangjiakou, formando uma rede de monitoramento meteorológico para obter uma previsão meteorológica precisa no nível de minutos na dimensão do tempo e 100 metros na dimensão espacial, e o serviço de transmissão é baseado em 5G.
Onze dos locais de competição estão sendo reaproveitados dos Jogos Olímpicos de 2008 em uma tentativa de reduzir as emissões, reduzir o impacto ambiental e minimizar o consumo de água, energia e materiais.
Todos os locais de competição são movidos a 100% de eletricidade verde, e os veículos de energia limpa representam 80% do total de veículos usados durante os jogos.
Zhangjiakou colocou em uso 655 veículos movidos a hidrogênio para serviços de transporte e apoio logístico durante os jogos. Um veículo movido a hidrogênio pode ser reabastecido rapidamente e ligar a temperatura de 30 graus negativos. Cada veículo que percorre 10.000 km pode reduzir a emissão de dióxido de carbono em cerca de 11,8 toneladas.
“Primeiro, nossos veículos movidos a hidrogênio economizam energia e são ecológicos; segundo, são mais seguros; terceiro, são adequados para altitudes elevadas e áreas frias; e quarto, têm um alcance bastante longo”, disse Xie Yinglong, motorista de ônibus em Zhangjiakou.