Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Reator nuclear da China recebe aprovação para uso no Reino Unido

Um gerador de vapor Hualong One ZH-65 é levantado para embarque em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, no sul da China. (Xinhua/Zhai Li)

Shenzhen, 8 fev – O Hualong One da China, reator nuclear de terceira geração projetado no país, foi confirmado adequado para uso no Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira o designer, China General Nuclear Power Corporation (CGN).

O reator atendeu aos padrões da Avaliação de Design Genérico (GDA, em inglês), de acordo com uma declaração conjunta emitida na segunda-feira pelo Escritório Britânico para Regulação Nuclear (ONR) e Agência de Meio Ambiente (EA).

Antes de ser colocada em uso, a nova tecnologia deve passar pela avaliação liderada pelo ONR e pela EA para determinar sua segurança e impacto ambiental.

O ONR emitiu uma Confirmação de Aceitação de Design (DAC) e a EA emitiu uma Declaração de Aceitabilidade de Design (SoDA) para o Hualong One.

A empresa chinesa e a gigante estatal francesa de energia EDF assinaram acordos com o governo britânico em setembro de 2016 sobre a construção de três projetos no Reino Unido. Espera-se que o projeto sediado em Bradwell, Essex, use a tecnologia Hualong One.

Sair da versão mobile