Beijing, 7 fev – As reservas cambiais da China diminuíram em janeiro, uma vez que os preços de ativos financeiros globais geralmente caíram em meio ao fortalecimento do dólar americano, mostraram nesta segunda-feira os dados da Administração Estatal de Divisas.
As posses cambiais do país ficaram em US$ 3,2216 trilhões no final de janeiro, uma queda de US$ 28,5 bilhões ou 0,88% em relação ao final de 2021.
“O mercado cambial manteve uma operação estável em janeiro, com a oferta e procura interna por divisas permanecendo basicamente equilibrada”, disse Wang Chunying, vice-diretora da agência, ao comentar os dados.
Ela atribuiu o declínio ao impacto de fatores como as expectativas de política monetária nas principais economias, geopolítica e dados macroeconômicos, que contribuíram para a alta do índice de dólar americano e as mudanças nos preços de ativos.
Apesar da pandemia de COVID-19, das crescentes incertezas externas e do mercado financeiro global volátil, a resiliência econômica da China se manteve forte com grandes potenciais e fundamentos sólidos de longo prazo, o que oferecerá um grande suporte para a estabilidade das reservas cambiais do país, destacou Wang.