Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Gastos da China em pesquisa e desenvolvimento atingem nova alta em 2021

Beijing – Os gastos da China em pesquisa e desenvolvimento (P&D) atingiram uma nova alta de 2,44% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, um aumento de 0,03 ponto percentual ante o ano anterior, mostraram os dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

O gasto total do país em P&D foi de cerca de 2,79 trilhões de yuans (US$ 441,13 bilhões) no ano passado, um aumento anual de 14,2%, informou um relatório divulgado pelo Departamento Nacional de Estatísticas.

Depois de deduzir os fatores de preços, os gastos de P&D da China em 2021 subiram 9,4% ano a ano, informou a entidade.

O investimento em pesquisa básica foi de 169,6 bilhões de yuans no ano passado, representando 6,09% dos gastos totais de P&D, um crescimento de 0,08 ponto percentual em relação ao ano anterior.

O crescimento dos gastos com P&D foi atribuído à recuperação constante da economia chinesa no ano passado, ao aumento dos impulsionadores da inovação e à melhoria das políticas de incentivo, explicou o estatístico da agência, Zhang Qilong.

O “Índice de Inovação Mundial 2021” divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual mostrou que a China fez progressos contínuos, subindo do 14º lugar em 2020 para o 12º em 2021 entre 132 economias.

A China deve acelerar ainda mais a implementação das políticas de ciência e tecnologia e melhorar o mecanismo de investimento diversificado, para fornecer forte apoio para alcançar a autossuficiência científica e tecnológica de alto nível, apontou Zhang.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo