Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Premiê chinês enfatiza priorizar estabilidade no desenvolvimento econômico

Xinhua/Wang Ye

O premiê chinês, Li Keqiang, enfatizou a priorização da estabilidade no desenvolvimento econômico, pois a economia chinesa continua enfrentando pressão descendente e ambientes domésticos e internacionais complexos.

Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez as declarações na terça-feira em um simpósio que ele presidiu.

O simpósio foi realizado para solicitar opiniões e sugestões dos partidos não comunistas, da Federação Nacional de Indústria e Comércio da China e de pessoas sem filiação partidária sobre um projeto de relatório de trabalho do governo.

O documento será deliberado na sessão anual da mais alta legislatura em março.

O vice-premiê Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, participou do simpósio.

Ouvindo sugestões dos representantes, Li pediu a intensificação da implementação de macropolíticas para garantir a estabilidade nas seis frentes e a segurança nas seis áreas.

As “seis frentes” referem-se ao emprego, setor financeiro, comércio exterior, investimento estrangeiro, investimento doméstico e expectativas. As “seis áreas” referem-se à segurança do emprego, necessidades básicas de vida, operações de entidades de mercado, segurança alimentar e energética, cadeias estáveis de indústria e suprimento e o funcionamento normal dos governos de nível primário.

Esforços devem ser feitos para realizar uma combinação de políticas de corte de impostos e taxas e medidas precisas para reduzir os custos de financiamento para médias, pequenas e microempresas, bem como empresas individuais e indústrias com dificuldades, disse Li.

Ele também pediu apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor manufatureiro, pedindo esforços para estabilizar as expectativas do mercado e aprofundar a reforma e abertura para liberar melhor a vitalidade do mercado.

Li enfatizou a importância de garantir e melhorar a vida da população, bem como estabilizar a macroeconomia e manter a economia funcionando dentro de uma faixa apropriada.

Sair da versão mobile