Beijing, 25 jan – A China planejou medidas administrativas para reduzir a poluição veicular e industrial em Beijing e na vizinha província de Hebei para garantir uma melhor qualidade do ar para os Jogos Olímpicos de Inverno, que começam em dez dias, informou o Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente nesta segunda-feira.
As restrições administrativas serão direcionadas a empresas e veículos que geram poluição e emissões pesadas, mas têm pouco impacto na economia, garantiu Liu Youbin, porta-voz da pasta.
As medidas de controle da poluição devem ser precisas e científicas, disse Liu, acrescentando que os esforços devem minimizar o impacto no funcionamento econômico e social, especialmente aqueles relacionados ao sustento, fornecimento de energia, aquecimento doméstico e prevenção e controle de epidemias.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 estão marcados de 4 a 20 de fevereiro, seguidos pelas Paraolimpíadas.
As campanhas do ministério para tratar da poluição do ar no outono e inverno em Beijing e nas áreas próximas obtiveram progressos, apontou Liu, observando que a densidade de PM2,5 em Beijing caiu de 89,5 microgramas por metro cúbico em 2013 para 33 microgramas em 2021.