Beijing, 19 jan – A China divulgou suas listas dos 10 maiores avanços científicos no país e no mundo em 2021, selecionados por membros da Academia Chinesa de Ciências (ACC) e membros da Academia Chinesa de Engenharia (ACE).
Acadêmicos da ACC e ACE detêm os mais altos títulos acadêmicos nacionais da China em ciência e engenharia.
Entre os avanços científicos listados, destaca-se o progresso da China em sua primeira tarefa de exploração de Marte.
A Administração Espacial Nacional divulgou novas imagens obtidas pelo primeiro explorador de Marte do país Zhurong, incluindo o panorama do local de pouso, a paisagem marciana e uma selfie do explorador, significando o sucesso completo da primeira missão de exploração chinesa do planeta vermelho.
Outros avanços incluem estadia de longo prazo na estação espacial da China, sintetização de amido a partir do dióxido de carbono, as amostras lunares trazidas de volta pela missão Chang’e-5, a rota para a nova domesticação do arroz alotetraploide selvagem, assim como a prevenção e o controle da praga agrícola Bemisia tabaci.
No topo da lista dos dez maiores avanços científicos do mundo está o desenvolvimento dos primeiros robôs vivos com a capacidade de reprodução. As máquinas vivas de tamanho milimétrico, chamadas Xenobots 3.0, não são nem robôs tradicionais nem uma espécie de animal, mas organismos vivos e programáveis.
Outros avanços notáveis incluem pesquisas sobre a previsão precisa das estruturas proteicas, uma técnica de engenharia genética para doenças genéticas, usando células-tronco pluripotentes humanas para cultivar modelos de coração do tamanho de sementes de gergelim, e a recriação das primeiras estruturas do embrião humano a partir de células-tronco.
Trata-se da 28ª edição dos dez principais avanços científicos na China e no mundo selecionados pela ACC e ACE, ajudando na popularização dos mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos no país e no exterior.