Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Discurso de Xi na Escola do Partido destaca confiança histórica do PCCh

Beijing, 12 jan – Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), pediu nesta terça-feira esforços para aprofundar a revisão, estudo, educação e promoção da história do PCCh para melhor entender e fazer bom uso da experiência histórica do Partido no século passado.

Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações ao discursar na cerimônia de inauguração de uma sessão de estudo na Escola do Partido do Comitê Central do PCCh, que contou com a presença de funcionários de nível provincial e ministerial.

A sessão de estudo teve como objetivo promover a aprendizagem e a compreensão da resolução adotada na sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh sobre as principais realizações e a experiência histórica do Partido no século passado, observou Xi.

Ele pediu esforços para defender o grande espírito fundador do Partido, aumentar a confiança histórica, promover a unidade e a solidariedade, aumentar o espírito de luta e motivar todo o Partido, bem como o povo chinês de todos os grupos étnicos, a trabalhar incansavelmente para realizar a segunda meta centenária.

A cerimônia de abertura foi presidida por Li Keqiang e contou com a presença de Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng, todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh. O vice-presidente Wang Qishan também participou do evento.

MARXISMO NO CONTEXTO CHINÊS

A resolução revisou de forma abrangente as conquistas na adaptação do marxismo ao contexto chinês e às necessidades da época por meio dos esforços do Partido no século passado, disse Xi.

“A teoria marxista não é um dogma, mas um guia para a ação; deve se desenvolver com a evolução da prática”, disse Xi.

A China está experimentando a maior e mais única inovação prática da história da humanidade, disse Xi, acrescentando que as tarefas duras de reforma, desenvolvimento e estabilidade, bem como os problemas, riscos, desafios e testes para a governança do país, são todos sem precedentes.

Xi pediu esforços para obter uma profunda apreciação da tendência subjacente dos tempos, coordenar melhor a defesa e o desenvolvimento do marxismo e continuar adaptando os princípios básicos do marxismo às realidades específicas da China e à boa cultura tradicional chinesa.

Sair da versão mobile