Manágua – O enviado especial do presidente chinês Xi Jinping, Cao Jianming, reuniu-se na segunda-feira com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e participou de sua cerimônia de posse para um novo mandato presidencial.
Cao, também vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, transmitiu as felicitações e os bons votos de Xi a Ortega.
A China aprecia muito a decisão correta da Nicarágua de romper “relações diplomáticas” com Taiwan e retomar os laços diplomáticos com a China, o que está de acordo com a história e a tendência global geral, disse Cao.
Desde que os dois países retomaram as relações diplomáticas há mais de um mês, os laços bilaterais alcançaram um rápido desenvolvimento com os esforços conjuntos de ambos os lados, ilustrando como a retomada das relações diplomáticas não é apenas benéfica para ambos os países, mas também para os dois povos, acrescentou Cao.
A China, disse Cao, está disposta a trabalhar em conjunto com a Nicarágua para aumentar a confiança política mútua, fortalecer o intercâmbio de experiências em governança estatal e promover solidamente a cooperação prática e aprofundar a coordenação multilateral, permitindo assim que a amizade entre os dois países floresça.
Por sua vez, Ortega expressou sua sincera gratidão a Xi por enviar um enviado especial para participar da cerimônia de posse, pedindo a Cao que transmitisse suas saudações a Xi.
Ortega disse que a Nicarágua acompanhou de perto as conquistas do Partido Comunista da China (PCCh) ao longo do século passado. Ele também parabenizou a China por alcançar seu objetivo de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, erradicar a pobreza absoluta e convocar com sucesso a sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCCh.
Desde a retomada das relações diplomáticas entre a Nicarágua e a China, as relações bilaterais têm crescido, disse Ortega.
A Nicarágua aderirá firmemente ao princípio de Uma Só China, apoiará plenamente e está disposta a se juntar à Iniciativa do Cinturão e Rota e à Iniciativa de Desenvolvimento Global propostas pelo presidente Xi, e também está pronta para aprofundar a cooperação prática com a China em vários campos para reforçar o futuro das relações bilaterais, acrescentou.