Nanjing, 11 jan – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou nesta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, na cidade de Wuxi, Província de Jiangsu, leste da China.
Depois de um profundo intercâmbio de pontos de vista, as duas partes atingiram um amplo consenso sobre as relações bilaterais, a cooperação prática e a coordenação multilateral.
Wang disse que a China está disposta a trabalhar com a Arábia Saudita para implementar conjuntamente o importante consenso obtido pelos dois chefes de Estado para promover o desenvolvimento das relações bilaterais.
Ele indicou que as duas partes devem continuar se apoiando firmemente para proteger seus respectivos interesses fundamentais, opor-se conjuntamente ao unilateralismo e ao bullying e salvaguardar os interesses coletivos dos países em desenvolvimento e as normas básicas que regem as relações internacionais.
Por sua parte, Faisal assinalou que a Arábia Saudita sempre se opôs à interferência nos assuntos internos da China, defendeu firmemente o princípio de Uma Só China e apoiou firmemente a posição legítima do país sobre questões relacionadas a Taiwan e Xinjiang, assim como aos direitos humanos.
Sobre a questão nuclear do Irã, Wang ressaltou que a China apoia os países do Golfo no estabelecimento de plataformas de diálogo multilaterais e na tomada de iniciativa em assuntos regionais em suas próprias mãos.
As duas partes também trocaram opiniões sobre Iêmen, Afeganistão e outras questões internacionais e regionais de interesse comum.