Beijing, 8 jan (Xinhua) — A China está disposta a fazer o seu melhor para fornecer apoio necessário ao Cazaquistão e ajudá-lo a superar as dificuldades, disse na sexta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin.
Wang fez as observações em uma coletiva de imprensa diária quando solicitado a comentar a situação no Cazaquistão.
A China notou que as autoridades cazaques estão tomando uma série de medidas poderosas para combater a violência e o terrorismo e manter a estabilidade social, assinalou o porta-voz.
Ele afirmou que a China apoia todos os esforços que são propícios para as autoridades cazaques acalmarem a situação o mais rápido possível, e se opõe firmemente à criação deliberada de agitação social e à incitação à violência no Cazaquistão por forças externas.
“Como um vizinho fraterno e um parceiro estratégico permanente e abrangente, a China está disposta a fornecer apoio necessário ao Cazaquistão para ajudá-lo a superar as dificuldades”, disse Wang.
Wang acrescentou que é o propósito e a tarefa consistentes da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) manter a segurança e a estabilidade dos Estados-membros e da região.
A China e outros Estados-membros da OCS prestam muita atenção à situação doméstica no Cazaquistão, acreditam que as autoridades cazaques podem resolver adequadamente o problema, apoiam o Cazaquistão na estabilização da situação o mais rápido possível e estão dispostos a fazer com que a OCS desempenhe um papel ativo nesse sentido, disse Wang.