Beijing, 4 jan – A China aprovou a quarta fase de seu programa de exploração lunar, incluindo a construção de um modelo básico de estação de pesquisa na Lua na próxima década, de acordo com a Administração Espacial Nacional.
Wu Yanhua, vice-diretor da entidade, anunciou que a China levará a cabo a exploração lunar nas futuras missões Chang’e-6, Chang’e-7 e Chang’e-8.
Conforme planejado, a sonda Chang’e-7 será lançada ao polo sul da Lua primeiro. Uma vez que Chang’e-6 é um backup da missão Chang’e-5 para levar de volta amostras lunares, ela será lançada após Chang’e-7 para trazer amostras no polo sul lunar. A missão Chang’e-6 será seguida pela Chang’e-8, um passo em direção à construção de um modelo de uma estação lunar de pesquisa científica.
“Também nos preparamos para trabalhar com a Rússia na construção do modelo básico da estação lunar de pesquisa”, revelou Wu em uma entrevista recente. “A construção da estação estabelecerá uma base sólida para que possamos explorar melhor o ambiente e os recursos lunares, incluindo como usar e desenvolver os recursos lunares de forma pacífica.”
A sonda Chang’e-5 foi lançada em 2020 e trouxe à Terra 1.731 gramas de amostras lunares. A China está operando atualmente o módulo de pouso da Chang’e-4 e o veículo explorador Yutu 2 no lado oculto da Lua. Eles fizeram o primeiro pouso suave na Cratera Von Karman, na Bacia do Polo Sul-Aitken em 2019.