Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Impacto do condrito carbonáceo é responsável pela água lunar, segundo pesquisa

Foto tirada pelo módulo de pouso da sonda Chang'e-4 em 11 de janeiro de 2019 mostra o veículo explorador Yutu-2 (Coelho de Jade-2). (Administração Nacional Aeroespacial da China/Xinhua)

Beijing, 29 dez – Uma equipe de pesquisa chinesa descobriu por meio de dados enviados pela sonda Chang’e-4 que um meteorito atingiu a Lua há cerca de 1 milhão de anos, de acordo com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, sigla em inglês).

Acredita-se que o evento de impacto esteja relacionado com condritos carbonáceos, uma classe de asteróides ricos em água, disse em uma entrevista exclusiva à Xinhua Liu Yang, autor da pesquisa e membro do Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC, sigla em inglês) da CAS.

Depois que um condrito carbonáceo atingiu a lua, parte da água que ele carrega pode ter ficado retida na lua, de acordo com Liu.

Pesquisas anteriores mostraram que os impactos são um dos principais contribuintes para a água na lua, junto com as erupções vulcânicas e o vento solar.

A equipe de pesquisa estimou que o evento aconteceu dentro de 1 milhão de anos, um tempo curto em comparação com a escala de tempo geológica da lua desde sua formação, o que significa que o impacto é equivalente ao que aconteceu há apenas alguns minutos na vida de uma pessoa.

Assim, eles concluíram que os impactos dos condritos carbonáceos ainda estão fornecendo água para a lua.

A pesquisa foi publicada na revista Nature Astronomy.

Sair da versão mobile