Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China confirma que funcionários americanos solicitaram vistos para Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing

A chama olímpica para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 está em exibição na Flame Exhibition Tour no Parque Shougang em Beijing, capital da China, 13 de dezembro de 2021. (Xinhua/Zhang Chenlin)

Beijing – Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, confirmou nesta segunda-feira que a parte chinesa recebeu pedidos de vistos de pessoas pertinentes dos Estados Unidos em relação aos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing.

Zhao confirmou a informação em uma entrevista coletiva, ao comentar as reportagens de que o governo americano solicitou recentemente enviar 18 funcionários, principalmente do Departamento de Estado e do Pentágono, à China para oferecer apoio de segurança e médico aos atletas americanos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, e que poderia apresentar pedidos de vistos para outros 40 funcionários em uma data posterior.

Zhao indicou que a parte americana, motivada pela manipulação política, previamente dirigiu e montou uma farsa de não enviar uma delegação diplomática ou oficial aos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, embora nenhum convite tivesse sido estendido.

A parte chinesa abordará a solicitação dos Estados Unidos de enviar uma equipe de funcionários governamentais à China e seus pedidos de vistos de acordo com as práticas consuetudinárias internacionais, as regulações pertinentes e o princípio de reciprocidade, explicou Zhao.

“Pedimos de novo aos Estados Unidos que sigam o espírito olímpico na prática, se abstenham de politizar os esportes e parem com as palavras e atos errôneos que perturbam ou prejudicam os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing”, disse.

Sair da versão mobile