Beijing – O primeiro-ministro, Li Keqiang, se reuniu nesta quarta-feira com o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Ho Iat Seng, que estava em uma visita de trabalho a Beijing.
Li ouviu de Ho um relatório sobre a situação atual de Macau e o trabalho do governo da RAEM.
O vice-primeiro-ministro Han Zheng participou do evento.
Durante a reunião, Li expressou o reconhecimento do governo central sobre o trabalho de Ho e do governo da RAEM em relação ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar da população e ao controle da COVID-19.
O governo central continuará implementando plena e fielmente as políticas de “um país, dois sistemas”, “o povo de Macau administrando Macau” e um alto grau de autonomia para a região, disse Li.
Li prometeu melhorar os sistemas e mecanismos da região para fazer cumprir a Constituição e a Lei Básica. O governo central apoia plenamente o chefe do Executivo na liderança do governo da RAEM a exercer a administração baseada na lei.
Li expressou esperança de que a RAEM tome a iniciativa em coordenar com as estratégias nacionais de desenvolvimento, bem como em participar e avançar na zona de cooperação aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin.
Li também disse esperar que Macau continue seus esforços para conter a epidemia e melhorar a vida da população. Tais esforços estabelecerão uma base sólida para a prosperidade e estabilidade duradouras para a região, destacou Li.
Ho expressou apreço pelo cuidado e apoio do governo central, acrescentando que Macau manterá o controle efetivo sobre a epidemia, impulsionará a recuperação econômica em um ritmo estável e aproveitará as oportunidades de desenvolvimento do país.