Beijing – A expectativa de vida média das mulheres chinesas chegou a 80,88 anos em 2020, ante 77,37 anos em 2010, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) na terça-feira.
O status social das mulheres chinesas aumentou significativamente na última década, e seu senso de realização, felicidade e segurança aumentou dramaticamente, mostrou um relatório do DNE sobre os resultados do monitoramento do Esboço para o Desenvolvimento das Mulheres Chinesas (2011-2020).
A disparidade de gênero na educação obrigatória foi eliminada, com a taxa líquida de matrícula das meninas em idade escolar primária permanecendo acima de 99,9% por seis anos consecutivos desde 2015, a mesma que entre os meninos.
Com a melhoria das políticas de emprego e abertura de empresas na última década, os canais de emprego para as mulheres foram ampliados e o número de mulheres na força de trabalho tinha registrado um crescimento estável.
Havia 67,79 milhões de mulheres empregadas em unidades de trabalho urbanas no ano passado, um aumento de 39,5% em relação a 2010. As mulheres respondem atualmente por 43,5% do emprego total na China, de acordo com o relatório.
Embora o progresso histórico tenha sido feito na promoção da igualdade de gênero e do desenvolvimento integral das mulheres durante a década, o relatório observou que a proteção dos direitos e interesses das mulheres em algumas áreas ainda precisa ser fortalecida.