Xiamen, 21 dez – O presidente chinês, Xi Jinping, enviou uma carta congratulatória pelo 40º aniversário do estabelecimento da Zona Econômica Especial (ZEE) de Xiamen, na Província de Fujian, leste da China.
A carta de Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, foi lida na terça-feira em um encontro que marcou o aniversário da zona em Xiamen.
Elogiando os históricos progressos feitos em várias causas da ZEE nos últimos 40 anos, Xi disse na carta que a ZEE de Xiamen deu importantes contribuições para a reforma, abertura e modernização socialista do país, e desempenhou um papel único na promoção da reunificação nacional.
Xi pediu à zona econômica que permaneça no caminho do socialismo com características chinesas, realize seus trabalhos com base na nova etapa do desenvolvimento, siga a filosofia do novo desenvolvimento e se integre ao paradigma do novo desenvolvimento.
Esforços devem ser feitos para aprofundar a reforma e abertura em todos os aspectos, promover o desenvolvimento de alta qualidade, avançar no desenvolvimento integrado de ambos os lados do Estreito de Taiwan e se esforçar para assumir a liderança na concretização da modernização socialista, disse ele.
Discursando na reunião de terça-feira, o vice-presidente Wang Qishan disse que o sucesso da ZEE de Xiamen manifestou as forças da liderança do PCC e do socialismo com características chinesas e mostrou as perspectivas brilhantes da revitalização nacional.
Wang ressaltou a importância de defender e fortalecer firmemente a liderança abrangente do Partido para garantir um forte apoio político para o desenvolvimento das ZEEs.