Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China divulga plano para melhorar conservação da água em bacia do Rio Amarelo

Foto aérea tirada em 28 de outubro de 2021 mostra o Rio Amarelo no distrito de Guide, Província de Qinghai, noroeste da China. (Xinhua/Zhang Hongxiang)

Beijing — As autoridades chinesas emitiram um plano para melhorar a conservação e utilização dos recursos hídricos na bacia do Rio Amarelo, como parte dos esforços do país para promover a proteção ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade da região.

Até 2025, o consumo de água per 10 mil yuans (US$ 1.570) do PIB na bacia do Rio Amarelo deve ser limitado abaixo de 47 metros cúbicos, uma queda de 16% em relação ao nível de 2020, de acordo com o plano divulgado conjuntamente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma e outros três ministérios.

A taxa de utilização da água recuperada nas cidades com falta de água de nível de sub-região ou acima ao longo dos cursos superiores do Rio Amarelo será superior a 25% até 2025, segundo o plano. Nas cidades ao longo dos cursos médio e inferior, a taxa de utilização será de 30%.

A taxa de vazamento da rede urbana de abastecimento de água deve ser mantida abaixo de 9% até 2025.

O plano pede o fortalecimento da conservação da água nas áreas de irrigação, pecuária e pesca, facilitando uma atualização industrial para promover a economia de água e incentivando as pessoas a economizar água em suas vidas diárias.

Também devem ser feitos esforços para melhorar o uso de água recuperada, água da chuva e água do mar dessalinizada, além de orientar os fundos sociais a participarem no desenvolvimento das indústrias relacionadas à economia de água.

Sair da versão mobile