Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Fórum China-ASEAN destaca solidariedade e desenvolvimento

Foto aérea tirada em 5 de dezembro de 2021 mostra a área do porto de Yangpu em Yangpu, na Província de Hainan, no sul da China. A Área do Porto Alfandegado de Yangpu está localizada na Zona de Desenvolvimento Econômico de Yangpu do Porto de Livre Comércio de Hainan, cobrindo uma área de cerca de 2,3 quilômetros quadrados. (Xinhua/Pu Xiaoxu)

Haikou — O Fórum de Think Tank de alto nível China-ASEAN foi realizado no sábado em Haikou, capital da Província de Hainan, no sul da China.

Com o tema de trabalho solidário e foco no desenvolvimento para promover a parceria estratégica abrangente China-ASEAN, mais de 200 políticos e especialistas da China e dos países da ASEAN compartilharam suas opiniões de forma online e offline durante o fórum de um dia.

Sessões especiais sobre o porto de livre comércio de Hainan, o aprofundamento da confiança estratégica e a cooperação econômica e comercial China-ASEAN também foram realizadas durante o fórum.

Desde que a China e a ASEAN estabeleceram relações de diálogo há 30 anos, a cooperação abrangente entre as duas partes tem dado um forte impulso ao seu desenvolvimento cultural, econômico e social, trazendo benefícios tangíveis para mais de 2 bilhões de pessoas em 11 países, além de contribuir grandemente para a paz, estabilidade e prosperidade na região e no mundo em geral, disse Wang Jiarui, presidente da Fundação de Soong Ching Ling da China, na cerimônia de abertura do fórum.

Nas últimas três décadas, o comércio entre a China e a ASEAN disparou 85 vezes. No ano passado, a China permaneceu como a maior parceira comercial da ASEAN pelo 12º ano consecutivo, enquanto a ASEAN se tornou a maior parceira comercial da China.

“A ASEAN ultrapassou pela primeira vez a UE como maior parceira comercial da China em meio à queda econômica induzida pela COVID-19 no ano passado. Na verdade, a pandemia aumentou enormemente a solidariedade da China-ASEAN e a interdependência econômica”, explicou Ong Tee Keat, presidente do Centro para a Nova Ásia Inclusiva.

“A Parceria Estratégica Abrangente China-ASEAN está pronta para ser um novo impulso, capaz de promover os interesses muito interligados de ambos os lados a um patamar superior”, acrescentou o presidente.

Os países precisam do multilateralismo para promover os intercâmbios interpessoais, disse Bhokin Bhalakula, ex-presidente do Parlamento tailandês em seu discurso por vídeo.

“A cooperação fortalecerá nosso poder de superar os inimigos comuns da humanidade, incluindo desastres naturais, pandemias e quaisquer outros obstáculos. Também nos levará ao sucesso em cenários onde todos ganham para alcançar a prosperidade comum juntos”, observou Bhokin Bhalakula.

Sair da versão mobile